DEXODIZÊ
quinta-feira, 16 de setembro de 2010

#mortaeenterrada

Da série "vou sonhar com esta porra"

Visita do papa à minha cidade adotiva

O papa Benedito XVI chegou hoje ao Reino Unido diante de polêmica por conta de escândalos na Igreja Católica. Domingo, ele visita a minha cidade adotiva e a expectativa é de que pouquíssimos ingressos sejam vendidos, se comparado com as expectativas há poucos meses atrás.

A verdade é que no Reino Unido o cristianismo tem muito menos importância do que em países latinos. Afinal, no país vivem pessoas originárias de várias partes do mundo, inclusive eu, o que resulta em uma atitude mais aberta com relação a crenças e modos de se viver. Por exemplo, até hoje não me lembro se já me perguntaram se pertenço a alguma religião (a não ser quando preencho questionários anônimos).

Por outro lado, a imprensa vem tentando transformar a visita em algo especial, o que para muitos cidadãos é bastante estranho. Há canais de televisão que se concentram no lado negativo da visita, já outros fazem de tudo para enfraquecer o debate e fazer da experiência algo menos doloroso. Eu acabo dividido entre o excesso de crítica e a falta de objetividade.

Há alguns anos atrás eu me preocuparia em sair de casa e ir em direção à procissão. Hoje em dia, prefiro ver o circo de longe, aproveitando a situação para analizar o porquê de tanta incoerência por causa da visita oficial de um sacerdote a convite da rainha.

Enfim, ele aqui está e isso não podemos mudar. Se somos de acordo ou não com os princípios da Igreja, que assim seja. O importante é saber que podemos criticar os canais de TV,  o governo e até mesmo os líderes religiosos. Isso para mim é sintoma de um regime democrático saudável. Porém, não posso negar que a Igreja está envolvida em uma rede de escândalos na Europa que tem causado um sentimento grande de descrédito, motivo pelo qual a imprensa comporta-se de forma polarizada.

SEGUIDORES

DIGA VOCÊ TAMBÉM

Nosso e-mail: dexodize@gmail.com

ÓI

Dexodizê
Dexolidizêumacoisavocê!
Ver meu perfil completo
back to top